Você provavelmente já ouviu falar em tour virtual.

Afinal, essa é uma ferramenta cujo uso se tornou quase obrigatório para divulgar lançamentos imobiliários.

Mas o que ele precisa ter para funcionar como o diferencial que tanto busca para a sua campanha de marketing?

É sobre isso que iremos falar neste artigo.

Tour virtual: por que você precisa dele

Também chamado de passeio virtual, como o próprio nome sugere, o tour é uma imersão no empreendimento imobiliário.

Através de um vídeo, conduz o espectador como em uma visita real ao projeto como se já estivesse executado.

Pode incluir personagens animados, objetos, decoração e até trilha sonora.

Com uma perspectiva em primeira pessoa, é possível se sentir como se estivesse mesmo no local, conhecendo todos os detalhes do imóvel em questão.

Não por acaso, se mostra bastante útil para que o cliente tome uma decisão pela aquisição do imóvel com mais segurança.

E é por essa razão que sua estratégia de marketing imobiliário digital precisa fazer uso do tour virtual.

Quer entender melhor?

Construtoras e incorporadoras, por exemplo, podem se valer dessa tecnologia para apresentar um imóvel na planta a potenciais investidores.

Imobiliárias, por sua vez, têm na ferramenta ainda mais possibilidades, já que também podem promover um passeio virtual por um empreendimento já construído.

Em ambos os casos, o cliente pode “visitar” a unidade sem sair de casa.

Consegue perceber as vantagens disso?

No próximo tópico, vamos deixá-las ainda mais claras.

Ganhos ao marketing imobiliário digital

Uma planta humanizada permite ao cliente entender o projeto.

Por sua vez, uma maquete eletrônica 3D simula uma fotografia do espaço.

Já o tour virtual vai ainda além ao oferecer uma experiência muito próxima da realidade, com a sensação de movimentação pela unidade.

É justamente a partir daí que contribui de maneira decisiva com a estratégia de marketing imobiliário digital.

Para que entenda melhor, veja como a ferramenta agrega às suas campanhas:

Visibilidade

Oferecer o tour virtual no seu site é certeza de cliques.

O vídeo chama a atenção e, cada vez mais, é nesse tipo de conteúdo que estrategistas de marketing apostam.

Até o ano que vem, pesquisas indicam que 80% do tráfego na internet se dará por meio de vídeos.

É mais do que fotos, o que só agrega valor à experiência do cliente.

Isso tudo só reforça a visibilidade que o imóvel adquire ao poder ser visitado virtualmente.

Valorização

O que o cliente assiste no vídeo do tour virtual é uma unidade com condições de ambiente e decoração ideais.

É como se ele estivesse visitando o imóvel perfeito, a casa dos seus sonhos.

Ao visualizar detalhes do acabamento e se encantar conforme a câmera se movimenta, simulando o passeio, o espectador percebe maior valor no empreendimento.

Isso dá a ele muito mais segurança para investir no negócio do que se tivesse contato somente com fotos, como ocorre tradicionalmente.

Disponibilidade

Como está disponível através de vídeo no site, por exemplo, o tour virtual não exige agendamento.

A qualquer momento, 24 horas por dia, o imóvel pode receber a visita do cliente.

Aliás, não só de um, mas de todos aqueles que se interessarem por ele.

Isso é algo inimaginável para visitas presenciais.

Curiosidade e descoberta

Quando você aposta no tour virtual como um diferencial competitivo, abre as portas do seu negócio para clientes de topo de funil.

Assim são chamados aqueles que não conhecem a sua empresa ou sequer identificaram no investimento imobiliário uma necessidade.

Esse é o perfil que chega ao passeio virtual por curiosidade e que pode fazer da experiência uma descoberta.

Acredite: pode ser o primeiro contato de um futuro cliente, aqui chamado de lead.

E se a concorrência não oferece a ferramenta, ponto para você.

Referência

Conforme o público se acostuma a encontrar esse tipo de facilidade no seu site, a empresa se torna uma referência para oportunidades imobiliárias.

Na prática, ainda que diferentes empresas ofereçam imóveis similares, você terá a preferência graças à lembrança que as pessoas têm sobre aquilo que oferece.

É o clássico exemplo da marca que fica na mente do consumidor, um dos pilares do marketing.

Conversão

O tour virtual favorece as vendas por motivos diferentes.

Em primeiro lugar, ele funciona como uma espécie de filtro inicial. Ao passar por ele, só seguem para a visita presencial os reais interessados na aquisição do imóvel.

Em segundo, por todos os motivos citados até aqui, como visibilidade e disponibilidade, além da própria atratividade da ferramenta, a venda fica muito mais próxima ao utilizar o vídeo e não apenas fotos.

Se é preciso encantar o cliente para fechar negócio, é com um tour virtual que você será bem-sucedido na estratégia.

Tempo

O cliente deseja conhecer a unidade, mas há dificuldade de agenda, a posse da chave do imóvel não está com você ou mesmo seu sexto sentido indica que a visita tende a ser apenas especulativa, já que não parece haver real interesse na aquisição.

A verdade é que tudo aquilo que demanda atividades presenciais toma tempo – um recurso cada vez mais valioso.

Para o corretor, uma única visita pode consumir um turno inteiro de trabalho.

É muito esforço para descobrir in loco, muitas vezes, que o imóvel não atende ao perfil ou necessidades do cliente.

A chance de isso acontecer quando ele primeiro realiza o tour virtual cai bastante.

É por isso que afirmamos que a estratégia é otimizada como um todo.

Aposte no tour virtual

Você conferiu neste artigo como o tour virtual contribui com estratégias de marketing imobiliário digital.

Desenvolver um vídeo para promover a imersão do cliente no espaço é mais efetivo e também custa menos do que campanhas publicitárias.

Considerando a exposição que a ferramenta concede ao imóvel, estamos falando de uma ação de marketing com um dos melhores ROI – retorno sobre o investimento.

Então, o que está esperando para impactar positivamente seus clientes?

Fonte: suamaqueteeletronica