20 MANEIRAS EFETIVAS PARA SUPERAR O BLOQUEIO CRIATIVO

Diego Messeder News   •   18 de Fevereiro de 2017

Está lutando com seu cérebro para ter novas ideias e para superar o bloqueio criativo? É, isso já aconteceu com todos nós! E normalmente acontece sempre que estamos precisando da nossa criatividade, seja para terminar um job ou para continuar um projeto pessoal.

Normalmente, quando você está na ativa sempre, dificilmente o bloqueio criativo irá acontecer. E quando acontecer, uma das melhores soluções é improvisar. No entanto, só isso não basta, dependendo do momento que estamos, precisamos da nossa criatividade por completo

Então, pensando nisso, separamos 20 dicas para manter a sua criatividade sempre fluindo.

1. Toque o seu inconsciente

“Coisas estranhas acontecem no estado de semi-sono, quando seu inconsciente toma conta”, diz Casper Franken, do Shotopop – Acorde e registre o que aconteceu nos seus sonhos antes que você esqueça.

2. Coloque no papel

Escreva suas principais ideias no papel, liste absolutamente tudo o que vem à mente. Você pode misturar e combinar estas listas, gerando algumas combinações bem originais.

3. Sempre carregue um sketchbook

Não saia procurando inspiração: “Uma palavra ou uma frase  carregada podem saltar de uma passagem de texto ou de uma música”, propõe o designer e ilustrador, Craig Ward. “Certifique-se de esboçar e registrar essas ideias quando elas vierem”

4. Não tenha medo de se afastar

Briefs muito abertos podem ser um dos piores inimigo quando se trata de bloqueio criativo. Tente se distanciar do projeto; Faça uma pausa e volte pra ele com a mente mais limpa.

5. Conclua o que você começou

O estúdio Ustwo trabalha com marcas como Sony, H & M e BBC. “Não há nada como uma má ideia: a parte criativa a vê, ainda sem conclusão e a transforma em realidade”, argumenta Mills, diretor criativo da Ustwo.

6. Coloque um pouco de diversão no seu estúdio

Tente sempre injetar alguma cor e um pouco de vida ao seu estúdio, e não o leve como se fosse uma clínica ou uma prisão.

7. Não reconstrua seus passos

“A inspiração é intangível: você não pode fazer isso de propósito”, acredita o ilustrador Alex Trochut. “Se você apenas tentar reproduzir a forma como em um projeto que aconteceu no passado, você nunca obterá o mesmo resultado.”

8. Busque em lugares improváveis

Vá e faça outra coisa integralmente. Você ficaria surpreso se soubesse onde novas ideias se escondem. Elas frequentemente estão onde nós menos esperamos que estejam.

9. Espere o inesperado

“As melhores ideias, não precisam ser procuradas, você só precisa treinar para não se desviar quando elas aparecerem”, diz Jon Forss, co-fundador da Non-Format.

10. Explore outras áreas

“É como uma colheita de cogumelos: você perambula pelas madeiras mágicas de inspiração e vê um cogumelo grande e bonito”, essa é uma da reflexões surreais de Kitsch–Nitsch.  “Escolha-os, faça uma deliciosa refeição e se seus amigos gostarem, vá colher mais”.

11. Expanda sua mente

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In et scelerisque sem. Nunc molestie neque augue, at gravida mi blandit eget. Aenean eu augue id lacus eleifend interdum. Cras sit amet metus sit amet velit lacinia ullamcorper. Nam facilisis a orci quis tempus.

12. Vá contra o fluxo

Tente interpretar cada briefing de uma forma contrária ao que os outros fariam. Essa poderá não ser a sua interpretação final, mas poderá evitar cenários clichês.

13. Faça anotações da sua vida

“As melhores ideias vêm frequentemente ao fazermos tarefas completamente aleatórias e nada criativas”, confessa Johanna Basford. Registre tudo o que acontece com você e que lhe chame a atenção.

14. Tire um tempo

Trabalhar em muitos projetos ao mesmo tempo pode sufocar sua criatividade. Se você está se sentindo desgastado, tirar um tempo só para você e desligar-se de tudo pode ser uma boa.

15. Não se limite ao briefing

Em trabalhos menores, menos informações pode ser a melhor saída. “Sua solução pode abrir os olhos do cliente para coisas novas”, aponta Jeff Knowles, fundador da Planning Unit.

16. Amplie seus horizontes

Se aprofunde em determinadas artes ou culturas que você normalmente não estaria interessado, isso poderá lhe render alguma inspirações.

17. Expanda os limites

Quebre os processos de vez quando e faça um belo brainstorm. Experimente isso em seus projetos pessoais, ou até mesmo em outros projetos que envolvam mais pessoas.

18. Tenha uma nova perspectiva

Veja as coisas de ângulos diferentes. Algumas letras invertidas em uma pilha de papéis ou simples sketches podem criar novas formas e desencadear novas ideias.

19. Durma pensando nisso

“Tente não pensar e fazer no mesmo dia”, sugere Jessica Hische. “Você tende a separar o bom do ruim naturalmente, e ocasionalmente chegar a algumas outras conclusões durante a noite”.

20. SE MOVA

Experimente diferentes ambientes de trabalho para manter as coisas mais frescas. Faça sketches em casa ou no trem e refine o trabalho final em seu estúdio, ou realize seus brainstorms em cafeterias, por exemplo.

*Fonte : CAFÉ CG

O canal Amarelo Criativo preparou um vídeo com mais algumas dicas espetaculares para você sair desse bloqueio 😉

By |2017-05-31T04:05:30+00:00fevereiro 18th, 2017|Criatividade|